sexta-feira, 3 de julho de 2009

CUT dá início ao 10° CECUT/MA

O auditório encontrava-se completamente tomado por uma grande “maré vermelha”, eram mais de 200 delegados. Para dar início ao 10° Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (10° CECUT/MA), o anfitrião Nivaldo Araújo, presidente da CUT/MA, agradeceu a presença de todos os delegados e delegadas, felicitando e dando início ao Congresso.

A mesa estava composta por personalidades que habitam o cotidiano sindical e político, nacional e local. Como de hábito a mesa teve a presença da leveza feminina, que foi refletida na presença de Lúcia Reis, dirigente da Executiva Nacional da CUT; além da presença do Dep. Federal do Partido dos Trabalhadores (PT/MA), Washington Luíz; Manuel Santos, presidente Nacional da Contag; Francisco Sales, representante da Fetaema; Júlio Guterres, representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Claúdio Bezerra, representante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB); e Márcio Jardim, representante do PT/MA.

A emoção era nítida no rosto dos presentes, quando foi feita uma homenagem aos companheiros que faleceram no acidente de ônibus, que aconteceu no final de 2008, quando a delegação da CUT estava indo participar da V Marcha da Classe Trabalhadora, em Brasília. Na seqüência os convidados que participaram da mesa falaram para e plenária e deram as suas felicitações e as boas vindas ao 10° CECUT/MA.

Para finalizar a noite com êxito, o público foi presenteado com o lançamento do livro “Nas malhas da instabilidade: os trabalhadores públicos em um cenário de mudança” da Profª. Drª. Cândida Costa, que fez uma breve explanação do livro para o público presente, mostrando a metodologia empregada na elaboração do livro, assim como as mazelas constatadas no serviço público federal.

Por fim, A CUT ofereceu um coquetel para dar as boas vindas ao Congresso, que foi embalado pelo sotaque inconfundível e genuinamente maranhense do Bumba Meu Boi de Orquestra, que foi representado com grande competência pelo Grupo de Bumba Meu Boi do Olha D’água.

Nenhum comentário: