quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ato pífio na Praça Deodoro

O dia de ontem (17) era para ser de intensas mobilizações políticas. E isso por conta das comemorações dos 29 anos da Greve de 79. Entretanto, a data não passou de um dia sem nenhuma expressão política que lembrasse a bravura dos jovens que brigaram pela meia passagem no final da década de 70.

Um grupo de pelegos que há anos estão no comando dos “grupos estudantis” de São Luís, estão cada vez mais contribuindo para que a juventude continue alienada. Digo isso, respaldado no que presenciei na Praça Deodoro. Era deplorável um amontoado de jovens bebendo e consumindo drogas. Uma enxurrada de mentes vazias que nem sequer conseguem perceber a dimensão do que foi a Greve da Meia-Passagem.

Essa realidade é culpa dos pelegos que controlam as entidades estudantis? É culpa dos jovens que não se interessam por política? Na verdade é culpa de todos nós. É idiotice afirmar uma certa aversão à política, mesmo por que vivemos a política nos seus mais diversos espaços. Até o ato de ontem era um ato político, apesar deste blogueiro achar tudo aquilo uma grande afronta à imagem e à memória de todos que sofreram a repressão no período da Greve de 79. E como poso afirmar que aquilo que aconteceu ontem era um ato político? Partindo do princípio de que as pessoas que ali estavam, abdicaram do direito de protestar sobre a ameaça de termos novamente o que há de mais podre na política local.

Para ratificar que os líderes estudantis atuais são pelegos, o Jornal Pequeno, estampou hoje a manchete: EM 2006, MOVIMENTO ESTUDANTIL FEZ ATO EM DEFESA DE JOÃO CASTELO: Os “cabeças” das entidades inclusive afirmaram que o ex-governador não mandou espancar estudantes durante a greve de 1979. Mesmo sabendo que o Jornal Pequeno é um reduto psdbista, não posso negar que o que foi dito ali é fato, e contra fato não há argumentos. Gostaria muito que esses pelegos, que estão apenas se perpetuando na direção de entidades sem razões políticas para lutar, pudessem desmentir o que até agora está explicito aos olhos daqueles que se ocupam ao menos a ver essa farsa com olhares mais críticos.

2 comentários:

Anônimo disse...

È mesmo lamentável...

Já dizia M. Gandhi

"Seja a mudança que você deseja ver no mundo".

Mas, que mudanças?! será que os jovens de hoje estão preparados para encarar isso e mudar nossa realidade?! Precisava primeiramente que eles tivessem a consciência de que eles são o futuro, e para isso, precisam lutar, mas lutar, sendo exemplo para outros jovens...só assim, algo poderia mudar em nosso bairro, cidade, Estado e porque não em nossa Nação.

Che Guevara, dizia...
Os poderosos podem matar uma, duas, até três rosas, mas nunca deterão a primavera.

...Os nossos jovens precisam ter este espírito de luta, garra, determinação sem jamais se corromper.

Não devemos se omissos! admiro a atidude do dono do blog.

Nielsen Furtado disse...

Valeu pelo comentário, achei muito bom. Precisamos de mais pessoas que coloquem a cara para fora e venham a bater de frente com esses babacas que estão ai, transformando toda esse cenário em um grande câncer...