quinta-feira, 4 de setembro de 2008

As mulheres ainda são minoria na política brasileira

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou que nessas eleições, dos 379.176 candidatos inscritos, 298.236 são homens e apenas 80.850 são mulheres. Mesmo com toda as campanhas publicitárias incentivando as mulheres a entrarem de vez no cenário político brasileiro, concorrendo para todos os cargos do legislativo e executivo.

A região nordeste tem o maior número de representantes do sexo feminino nas eleições para o executivo municipal, com 667 mulheres inscritas, além de ter a única cidade do país onde a participação feminina é superior à masculina. Essa cidade é Grande Triunfo, localizada a 344 Km de salvador, Bahia, onde 18 dos 33 candidatos a compor a Câmara Municipal são Mulheres.

No Maranhão, não é diferente do resto do Brasil. As mulheres representam maioria dos eleitores e a minoria das candidatas: são 50,9% do leitorado e 23,6% do total de candidaturas, entre prefeito, vice-prefeito e vereador. Apesar de que, na capital maranhense não haja candidatas ao cargo de prefeita, no interior do estado a situação é diferente. Há cidades em que somente mulheres disputam a prefeitura. Em Lago da Pedra, no oeste do estado, por exemplo, a prefeitura está sendo disputada por duas mulheres. Mesmo assim, o número de candidatas ainda supera a média nacional, que é de 21,6%.

Nenhum comentário: