quarta-feira, 18 de março de 2009

As peripécias do Coronel Embusteiro Migueliano

As inquietudes da vida acabam nos proporcionando sempre uma gama enorme de possibilidades de criarmos contextos para a criação de novos enredos. Foi com esse frenezir, que resolvi criar a saga que se reporta a uma personagem bastante polêmica; que governa uma cidade litorânea, com mais de 1 milhão de habitantes; que está entregue ao descaso; e é a capital de um dos Estados mais pobres da Republica Federativa da Andyrá. Qualquer semelhança é apenas uma mera coincidência.

A República Federativa da Andyrá, é um país da América Latina, com Regime Democrático de escolha de seus governantes e está em ascensão no cenário mundial. Atualmente a sua população ultrapassa os 180 milhões de habitantes, que em sua maioria vivem abaixo da linha da pobreza. Toda essa situação atual da Andyrá é fruto de anos de exploração e pilhagem por parte dos seus colonos, que acabaram deixando enraizada uma pequena parcela da sociedade que detêm as riquezas do país.

Em virtude desse processo de colonização e o grande número de escravos que chegaram a Andyrá, é que atualmente o país tenha uma imensidão de pessoas vivendo em estado de extrema miséria. Pela primeira vez na história de Andyrá, um governante genuinamente vindo do povo, foi eleito Presidente da República. É claro que não foi suficiente para acabar com as enormes disparidades sociais. Entretanto, serviu para melhorar e aperfeiçoar as políticas sociais que visavam garantir, na pior das hipóteses, as cinco refeições diárias.

O país parecia que estava aprendendo a escolher melhor os seus representantes. Mas, não é tão fácil expurgar da vida política “raposas velhas”, que estão acostumadas a “mamar nas tetas do governo”. E no decorrer dos anos, a Câmara dos Deputados e o Senado de Andyrá, protagonizaram diversos escândalos de corrupção.

De um lado, o presidente de Andyrá aumentava o seu índice de aprovação (que era extremamente justo) e do outro o Legislativo mergulhava cada vez mais na lama de corrupções criadas por eles. Nas eleições municipais de 2008, Andyrá viu a exploração sumária da imagem do seu chefe maior, que acabou sendo material de campanha até da oposição.

Fazendo essa leitura breve do contexto em que aconteceram os fatos em Andyrá. Podemos começar a contar a história de Tinga, capital do estado de Coaraci. O ano de 2008 começou em pleno vapor, pois era ano eleitoral, e os partidos já estavam se mobilizando desde o início do ano. Reuniões, alianças, estratégias, acordos e escolhas de representantes, foram assuntos que efervesciam os partidos políticos de Tinga. Assim a cidade se preparou para o período de campanha. Muitos atores daquela tragédia romana já eram conhecidos no cenário político do estado de Coaraci. Assim a campanha ganhou as ruas e muitas promessas foram feitas à população. Essa por suas vez foi exercendo o seu critério de escolha e acabou por eleger o já conhecido coronel, Embusteiro Miguelano, que irá governa a cidade até 2012.

Aguardem o próximo capítulo.

Nenhum comentário: