segunda-feira, 30 de março de 2009

Sindsep participa de Ato Unificado Contra a Crise

Na manhã de hoje, centenas de trabalhadores participaram do Ato Internacional Unificado Contra a Crise, realizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Coordenação Nacional de Lutas (CONLUTAS), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), sindicatos e movimentos sociais.

A concentração do Ato deu-se em frente à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), desde as 6h da manhã, com uma intensa mobilização dos trabalhadores de vários setores, que bradavam palavras de ordem contra a crise financeira que assola o globo.

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (Sindsep/MA) esteve presente no Ato mostrando o engajamento na luta pelas melhorias em prol dos servidores públicos federais, e reafirmou que o funcionalismo público federal no Brasil não pagará por uma crise que foi concebida no centro do mundo capitalista.

O Ato Contra a Crise seguiu em passeata da UFMA até a Praça Deodoro (centro de São Luís), onde se juntou com o Movimento dos Sem Terra (MST) e unificou com os movimentos sociais o grito contra as demissões, propôs a luta por melhorias de emprego e salário, mais investimentos no setor público, além de defender os direitos trabalhistas e sociais. “Esse Ato está sendo realizado em solidariedade aos trabalhadores de todo o Brasil, e o Maranhão não poderia ficar de fora dessa luta que está acontecendo no mundo inteiro”, afirmou Nivaldo Araújo, presidente da CUT.

Foi importante a mobilização dos servidores públicos federais no Ato, pois foi ratificado pelo Sindsep/MA que essa crise não será de responsabilidade dos servidores públicos federais. Durante o evento foi demonstrada a união e força necessárias para o desmonte desse período de incertezas, na qual a classe trabalhadora vai lutar contra a precarização do serviço público, arrocho salarial e o desemprego, que enfraquecem o mercado interno. Essas celeumas acabam por prejudicar a classe mais pobre da sociedade brasileira.

“Os trabalhadores estão tomando as ruas em todo o país para mostrar ao governo e à sociedade que não irão aceitar pegar a conta de uma crise criada pelos ricos. Nós exigimos que o governo cumpra todos os acordos firmados com a categoria”, afirmou Raimundo Pereira, presidente do Sindsep/MA.

Nenhum comentário: