quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dia do Trabalhador

Em tempos de crise mundial, recessão econômica, demissão em grande escala e incertezas econômicas, faz-se necessário comemorarmos de uma forma bastante reflexiva o Dia do Trabalhador. Nessa atual conjuntura mundial é cada vez mais inexorável a união dos trabalhadores, já que mobilizados em busca de um foco central a “balança” das batalhas trabalhistas entre empregador e empregado tende a ficar mais isonômica.

A crise que abateu-se no maior centro financeiro do mundo, foi ganhando ramificações em outros países, como um efeito dominó, e tanto aqui no Brasil como em quase todos os países do globo, ela já foi responsável pela queima de trilhões de dólares que serviram para cobrir o rombo das multinacionais, entretanto o índice de desemprego continua se alastrando, podendo chegar a incríveis 50 milhões de trabalhadores demitidos em todo o planeta.

Reafirmar as bandeiras de luta da classe trabalhadora é algo imprescindível neste dia, pois a nós cabe a defesa de investimentos no setor público e privado, para que dessa forma possamos oferecer um serviço com maior eficiência e satisfação à população.

É importante salientar que a luta por melhores remunerações, espaços dignos de trabalho; investimentos no setor público e privado; e mais concursos para aumentar o quadro no serviço público em qualquer esfera é uma batalha constante que devemos travar todos os dias. Muito foi falado durante muitos anos sobre o “inchaço” no setor público, mas o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) acabou com esse mito. É factual que os meios de comunicação ajudaram a solidificar esse engodo, e acabaram imbuindo na opinião pública a falácia do “inchaço”.

Muitas “verdades incontestáveis” perduram durante muito tempo no cenário político-social do Brasil. Esses “dogmas” foram criados e mantidos devido à instabilidade política do país, que durante muito tempo esteve entregue nas mãos das elites brasileiras. O governo Lula veio para romper com esse paradigma e colocar abaixo o que outrora era dado como irrefutável, mostrando à sociedade que um país com dimensões continentais não poderia passar despercebido aos olhos do globo, e tinha condições suficientes para dar o mínimo de dignidade ao seu povo.

Apesar de todas as ameaças impostas pela crise econômica, o trabalhador brasileiro tem muito que comemorar. O atual governo tem mantido uma linha de negociação coerente, apesar de algumas falhas perceptíveis, que fazem parte da vida política de qualquer país, seja ele desenvolvido, em desenvolvimento ou subdesenvolvido.

Assim, parabenizamos todos os trabalhadores brasileiros pelo Dia do Trabalhador, lembrando que a luta em prol da salvaguarda dos direitos da sociedade é uma constante dentro dos movimentos sociais. É de suma importância reafirmar que a mobilização e a união de todos é condição sine qua non para a imprescindível vitória da classe trabalhadora.

Nenhum comentário: