terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Suína pode ter vitimado mais de 149 pessoas em todo o mundo


O México vive um dos seus piores pesadelos depois dos terremotos de 1986. Desta vez não é possível culpar a natureza por conta de vidas estarem se ceifando no país. Não faz muito tempo o mundo estava apavorado com uma possível pandemia por conta da Gripe Aviaria, que assolava a Ásia e alguns países da Europa. A luta contra a Gripe Aviaria foi constante e dura, pois uma proliferação mundial da doença poderia levar a óbito milhares de pessoas e a ciência ainda hoje não encontrou uma vacina para combater a doença. Entretanto, as autoridades da Organização Mundial de Saúde (OMS) mantêm uma rígida atenção para que a doença continue sob controle.

O governo do México anunciou nesta semana que provavelmente 149 pessoas já morreram vítimas do vírus H1N1, causador da Gripe Suína. Entretanto, apenas 22 casos foram confirmados na Cidade do México. As autoridades mundiais de saúde estão cada vez mais engajadas na luta contra a doença, pois outros países já diagnosticaram a doença. A Espanha confirmou nesta segunda-feira um caso de gripe suína em um cidadão que havia viajado para o México recentemente. Segundo a ministra da Saúde da Espanha, Trinidad Jiménez, o caso foi detectado em um jovem da localidade de Almansa, que após voltar do México em 22 de abril, apresentou problemas respiratórios e febre.

O governo Americano declarou nesta semana estado de emergência pública, depois que 20casos da Gripe Suína foram confirmados em cinco Estados do país. Outros países também registraram suspeitas de cidadãos contaminados com o vírus, como: Canadá, Nova Zelândia, França, Reino Unido e Israel. Esses números trazem novamente o medo de uma pandemia, já que o número de países que já registraram a possibilidade de suspeitas de contaminação do vírus estão aumentando cada vez mais.

O que é a Gripe Suína?

A gripe suína ou gripe porcina é uma doença causada por uma variante do vírus H1N1. O vírus pode ser transmitido através de contato com animais e objetos contaminados. Uma nova variante do vírus pode ser transmitida entre humanos e é considerada epidêmica no México. O governo mexicano anunciou 149 mortes confirmadas causadas pelo H1N1 e 1600 casos suspeitos o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional", e tem grandes chances de se tornar uma pandemia.

Brasil

O governo do Brasil anunciou que até o momento não há evidências de contaminação pelo vírus da Gripe Suína (H1N1), no país. Entretanto o Ministério da Saúde está acompanhando o estado de saúde de 11 viajantes procedentes de áreas afetadas que apresentaram alguns sintomas clínicos. os casos estão nos Estados de: Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (2), Amazonas (2), Rio Grande do Norte (2); São Paulo (1) e Pará (1). O governo afirma que nenhuma dessas pessoas até o momento preenchem a definição de caso suspeito conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Qualquer informação sobre a Gripe Suína pode ser adquirido pelo Disque Saúde (0800 61 1997). Outras informações também podem ser adquiridas na página especial sobre influenza suína no portal do Ministério da Saúde – www.saude.gov.bv

Nenhum comentário: