quinta-feira, 7 de maio de 2009

Cada mulher é um universo

Colocar em palavras o EU feminino é elaborar a mais completa enciclopédia já escrita pela humanidade. Infelizmente, por conta do ritmo alucinante que vivemos atualmente, essa honrosa satisfação fica para tempos futuros. O que não refuta a necessidade de ser abrangente em um espaço tão restrito. O nosso saudoso naturalista, Aluísio de Azevedo, já dizia que “o coração de uma mulher é uma ilha deserta”. De certo o é, e são esses caminhos que nós homens tentamos desbravar todos os dias, buscando desvendar as belezas da alma feminina, o aconchego angelical que lhes são peculiar e as inquietudes que as guiam na busca de respostas para as mais complexas questões da vida.

A exaltação da mulher através de versos e prosas é algo secular, e ainda assim, não nos foi possível chegar à plenitude literária. Não que seja difícil entender as mulheres, mas que venhamos a percebê-las nas entrelinhas. Nessa epopéia o caminho mais sábio é a compreensão do universo feminino. Muitos irão perguntar: como iremos compreender o universo feminino? Simples, deixe-se dominar por uma mulher. Não seja submisso, apenas aceite que ela conduza os seus passos. Ao contrário do que ouvíamos, nós é que caminhamos ao lado das mulheres. Não por imposição e nem coação, mas por opção.

Amamos as mulheres pelo simples fato de serem mulheres, e diante desse prisma, discordamos do nosso grande poeta modernista, Vinicius de Moraes, e afirmamos: “que nos perdoem as ditas bonitas, mas beleza não é fundamental”, cada mulher é um universo cheio de encanto, beleza e vida própria. Assim, contemplamos Chico César, um dos maiores compositores da atualidade, e ratificamos que “extremos se atraem, se aproximam, e se completam como sombra e luz”.

Apesar de comemorarmos o Dia Internacional da Mulher em uma data específica, é salutar afirmar que todos os dias o sol nasce e se põe em homenagem à lua, símbolo maior da meiguice da mulher. Uma coisa é fato, por mais que existam homens machistas, a primeira e última bela imagem que ele tem o prazer de vê, é a imagem exuberante de uma bela mulher. Feliz são os homens que nasceram no trimestre da mulher. Entretanto, bem aventurados e sábios são os que se deixam levar pelo leve e adocicado passo de mulher.

Nenhum comentário: