quarta-feira, 27 de maio de 2009

João Paulo pede socorro!

A onda de violência está cada vez mais crescente em São Luís. No João Paulo, bairro onde nasci e me criei a situação é cada vez mais desesperadora. A população daquele bairro tão querido e festivo, há muito tempo não tem motivos para comemorações. A única festa que observamos é grande baderna feita por alguns delinqüentes que por lá se instalaram.

O João Paulo, que é uma referência comercial na cidade, está jogado à própria sorte. Nesta semana o bairro assistiu ao assalto na Loja Insinuante, que por muito pouco não acabou ceifando a vida de duas jovens trabalhadoras, que foram feitas reféns em uma tentativa frustrada de assalto. A verdade é que o crime vem cada vez mais recompensando e se tornando atrativo para jovens que encontram-se em estado de “retardo mental”, e digo isso aqui sem meias palavras.

O Estado parece cada vez mais incompetente em apresentar uma política social que (re)conduza esses jovens para uma vida digna. Para um caminho que fique bem distante dos muros e das amarras da marginalidade. Como morador antigo, que por caminhos da vida hoje encontro-me afastado, posso dizer que conheço cada rua e cada beco do João Paulo e adjacências. Assim, tendo como vivência o alicerce para discutir a questão da violência no local.

A população do bairro não suporta mais a condição de refém da violência urbana. A cada dia observamos as famílias joão paulinas perdendo seus filhos para as drogas. O que começa a abrir os precedentes para a vida do crime. A maioria dos jovens daquelas localidades estão envolvidos de alguma forma com drogas, e não há nenhum exagero nas minhas declarações. Espero que com essas declarações o poder público, através da polícia e das políticas sociais possa salvaguardar os direitos dos cidadãos de bem, que são muitos, e que não merecem viver à mercê da violência gratuita de jovens delinqüentes que deveriam está dentro das escolas, de clínicas para dependentes químicos ou mesmo de centros de reabilitação para jovens.

Assim, esperamos ter colocado em poucas palavras a voz de toda uma população cansada, farta e indignada com todo esse clima de violência que assola o nosso tão querido bairro do João Paulo. E a preocupação explicita aqui, é principalmente com a chegada das festas juninas, que todo ano aumentam consideravelmente o número da criminalidade no bairro. Todo ano é mesma coisa e o João Paulo se transforma em palco para batalhas entre gangues rivais que chegam a beirar a “surrealidade” da violência entre primatas. É necessário que essa violência seja extirpada da nossa sociedade, e que possamos viver em um Estado que nos garanta o mínimo de segurança, haja vista que isso ainda não vem ocorrendo na cidade de São Luís.

Nenhum comentário: