quinta-feira, 27 de março de 2008

A VISITA DE HUGO CHÁVEZ A SÃO LUÍS

Que a mídia maranhense é amarrada a grupos políticos, ou a família de políticos, todo bom observador já deduziu. Atualmente os jornais da capital fazem parte de duas ideologias completamente diferentes. Uma corrente é a que serve de mero panfleto para as promoções do governo e a outra está em “eterna” oposição. A mídia jackista estampa todo dia as benesses da administração estadual, porém, em contraponto, encontram-se os veículos sarneistas (colocando de forma clara que não é só o Sistema Mirante que faz oposição ao governo), já que outros veículos também colocam em primeira página os deslizes da administração estadual.

Pois bem, eis que o “digníssimo” Sr. Hugo Chávez, presidente da Venezuela, desembarcou em São Luís para assinar alguns acordos com o Governo do Estado. A pauta do encontro é referente à economia, educação, saúde e ao meio ambiente. Todos esses assuntos serão debatidos e analisados para que se possa assinar um termo de cooperação entre os dois governos. Pronto! Está feita a discórdia. O Estado do Maranhão, afirma que o presidente venezuelano vem ao nosso estado apenas para afrontar José Sarney, devido a grandes e fervorosas criticas feitas pelo ex-presidente brasileiro ao atual chefe de estado da Venezuela.

Ficamos abismados, para dizer o mínimo, pois foi muita pretensão do jornal da família Sarney. Será mesmo que eles acham que o velho oligarca é dono do Maranhão? É! Pode até ser, para quem escreveu “O Dono do Mar(anhão)”, essa visão não é tida como utópica. Que o patriarca do clã se autodenomina dono desse pobre lugar, é um fato, entretanto, uma grande parte da população o vê como mal insepulcro que continua enojando e jogando aos bueiros a política nacional. A velha raposa parece cada vez mais faminta pelo ópio que o poder lhe proporciona. E assim ele vai atacando e passando por cima dos “cordeirinhos” que surgiram em pleitos passados.

Os resultados obtidos com a vinda de Chávez ao Maranhão é que serão os juizes dessa visita, porém, queremos deixar claro que não somos simpatizantes do modo como ele governa a Venezuela. A idéia que temos de Hugo Chávez, é a de um fascista extremamente travestido de esquerdista, que usa essa mascara para ludibriar o povo venezuelano. De formação militar, e como muitos colegas de patente, é arrogante, mal educado, autoritário e inconseqüente. Chávez é o que de pior representa na dita “esquerda”, haja vista, que as extremidades são muito próximas, talvez por isso possamos entender, mas sem aceitar, algumas de suas medidas direitistas. Um amigo nosso falou que ele está no rumo certo, pois é necessário que haja uma ditadura do proletariado. Que ditadura do proletariado? Quando verdadeiramente existiu o socialismo na acepção da palavra? Onde há interesses que se sobreponham aos do proletariado, não existe socialismo. Privilégios e interesses é que ajudaram a arruinar a URSS, tida por muitos como socialista. Afirmamos novamente, os resultados dos acordos serão os juizes da visita do presidente venezuelano. Agora, achar que a vinda de Chávez é uma afronta ao Sarney é brincar com o nosso poder de discernir as situações.

4 comentários:

Anônimo disse...

Critica bem feita.Apesar de não concordar em alguns pontos, mas tudo bem.

Anônimo disse...

Bem lembrada suas criticas em relação á mídia e a família Saney. Mas, não concordo que Chavez seja um fascista disfarçado de esquerdista.

Anônimo disse...

Nielsen,
Tanto Sarney quanto o PSDB - hegemônico no governo Jackson - detestam Chavez e a democracia. Nisso eles se igualam e em muitas outras coisas também.
Ed Wilsn

Anônimo disse...

Muito bom.Também concordo em alguns pontos caro amigo, mas não acho que Chavés seja um facista.
Abração Nielsen.