segunda-feira, 28 de abril de 2008

PT vai coligar-se com o PC do B

Durante a reunião de delegados do Partido dos Trabalhadores (PT), ontem no Hotel São Luís (ex-Vila Rica), ficou decidido que o PT irá coligar-se com o PC do B, que tem como candidato o deputado federal Flávio Dino. Esse resultado já era esperado, já que as chapas que apoiavam coligação saíram com maioria na votação interna do partido no último dia 20.

O resultado final foi de 108 votos a favor da coligação, 97 pela candidatura própria e uma abstenção. Logo após o resultado a corrente liderada pelo deputado federal Domingos Dutra, que apóia Bira do Pindaré, sugeriu que fosse logo votado com quem o PT iria se coligar. Essa proposta foi aceita e a coligação com o PC do B foi quase unânime, vencendo uma possível coligação com o PDT.

Os caminhos agora é indicar um nome a vice-prefeito, que está entre Ed Wilson Araújo (Jornalista e professor da UFMA) e Kleber Gomes (Advogado, ex-vereador e sindicalista). O nome de Bira não aparece como oportunidade, por que o mesmo em seu discurso de pré-campanha sempre defendeu que se não fosse candidato ao cargo majoritário de São Luís, jamais seria vice ou candidato a vereador.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Mobilização Nacional


CNBB e Cáritas lançam campanha SOS Nordeste Iniciativa tem como objetivo ajudar mais de 540 mil pessoas atingidas pelas enchentes na região

Em solidariedade a milhares de famílias nordestinas atingidas pelas enchentes, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira realizam a campanha SOS Nordeste. A arrecadação de recursos financeiros será destinada ao atendimento imediato – alimentos, remédios, colchões, roupas e transporte –, à reconstrução de casas e à recuperação de fontes de água potável (como poços e cisternas) e de meios produtivos (lavouras, criação de animais, entre outros). As ações também serão voltadas ao monitoramento da aplicação dos recursos públicos nos locais atingidos e às iniciativas de prevenção de risco.


Segundo levantamento da Secretaria Nacional de Defesa Civil (14 de abril), mais de 540 mil pessoas foram afetadas pela chuva; destas, 46.585 estão desalojadas e 71.373 desabrigadas. São 299 municípios atingidos nos Estados do Ceará (33), Maranhão (40), Paraíba (101), Pernambuco (42), Piauí (35) e Rio Grande do Norte (48). As enchentes destruíram além de casas, hospitais, escolas e estradas, também meios de subsistência (como criação de pequenos animais, lavouras, hortas comunitárias, entre outros) .


As doações podem ser feitas nas contas bancárias:

Banco do Brasil, agência 3475-4, c/c 8018-7;
Banco Bradesco agência 0484, c/c 66.000-0;
Caixa Econômica Federal, agência 1041, operação 003 – conta 645-0.

A campanha acontece até o dia 15 de julho.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Semana Cultural de São Luís


O projeto “Eu Faço Cultura”, apresenta em São Luís, no período de 23 a 25 de abril, uma semana cultural, onde terá como principal atração o show de Nando Reis e os Infernais, com a participação do cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro. O evento ainda vai contar com uma oficina de música percussiva e capacitação em produção musical, essa última sendo ministrada pelo grupo Patubatê. A proposta dessa semana cultural é promover um trabalho em conjunto que aproxime o público e o “fazer arte”.

OFICINA DE PRODUÇÃO MUSICAL

A oficina tem o objetivo promover a capacitação em produção musical (DJ), e será realizada pelo grupo Patubatê, que é formado pelos músicos Célio Maciel, Fernado Mazoni, Fred Magalhães e DJ’s Leandronik e Raffa, todos naturais de Brasília.

A oficina será realizada nos dias 23 e 24, das 18h 30min às 22h 30min, na casa de Arte Barrica (Av. Rui Barbosa, nº 102, Madre Deus)

OFICINA DE PERCUSSÃO

A oficina de percussão de ritmos de Bumba Meu Boi, será ministrada pela Companhia Barrica. A oficina será realizada entre os dias 23 e 25, das 18h 30min às 22h 30min, na Casa de Arte Barrica (Av. Rui Barbosa, nº, Madre Deus).

SHOW DE NANDO REIS E PARTICIPAÇÃO DE ZECA BALEIRO

O show com Nando Reis com a participação de Zeca Baleiro, será o grande acontecimento da Semana Cultural de São Luís, e irá acontecer no último, 25, para encerrar com “chave de ouro” o evento. O grande encontro será na casa de shows Batuque Brasil (Av. Daniel de La Touche, 1609 - Cohama), com a abertura dos portões às 22h e às 23h 45min começam a se apresentarem as atrações principais.

O show será aberto pelos alunos da oficina de música percussiva e o grupo de percussão Brasiliense Patubatê, e em seguida o show com Nando Reis e os Infernais com a participação de Zeca Baleiro.

Os ingressos custam R$ 20 e serão vendidos nas Óticas Vejas.

PT PRA VALER, COLIGAÇÃO PRA VENCER!

PORQUE DEFENDEMOS A COLIGAÇÃO COMO TÁTICA ELEITORAL

Nossa chapa “Construindo uma nova São Luís” é o resultado da construção coletiva de petistas militantes dos movimentos populares, juventude, mulheres, negros, sindicalistas e de tantos outros companheiros e companheiras oriundos das lutas democráticas.

Representamos o sentimento de centenas de petistas que participaram do PED 2007, construindo a vitória histórica da chapa. E agora marcham juntos no Diretório Municipal, em uma gestão democrática e participativa, baseada na construção partidária de base, na militância nos movimentos sociais e na visibilidade do PT de São Luís como uma das principais forças do cenário político.

O PT hoje está no foco de todos os debates sobre a sucessão municipal, graças ao empenho de cada militante, da base à direção. Esse mérito é de todos que ajudam a construir o partido cotidianamente. Portanto, a decisão a ser tomada sobre o melhor caminho do partido nas eleições 2008 é de grande responsabilidade.

Imbuídos desse sentimento de responsabilidade coletiva, defendemos como TÁTICA ELEITORAL a COLIGAÇÃO com os partidos recomendados pela direção nacional do PT como prioritários na política de alianças: PC do B, PDT e PSB.


O PT precisa ousar na tática e perceber a necessidade de somar forças no campo democrático e popular de São Luís, tornando-se protagonista de uma aliança com viabilidade eleitoral e perspectivas de futuro na disputa de poder no Maranhão.

Em que pese a qualidade e a trajetória de luta dos nomes propostos pelo PT, a tese da candidatura própria não agrega forças políticas e materiais suficientes para enfrentar a disputa eleitoral que se apresenta altamente competitiva.

Nas experiências anteriores, em que o PT disputou com candidatura própria, o nosso desempenho ficou aquém do desejado, a ponto de reduzir em 50% a bancada na Câmara Municipal e posteriormente zerando a nossa representação parlamentar em São Luís.
Entre a fragilidade da candidatura própria e a construção de uma aliança concreta, não há dúvidas que o melhor caminho para o PT é a COLIGAÇÃO com os partidos da base do governo Lula.

Na COLIGAÇÃO o PT SERÁ PROTAGONISTA do diálogo com as forças democráticas, da construção do programa de governo, na participação da sua militância na condução da campanha. Esse conjunto de fatores vai proporcionar ao partido um desempenho positivo nas eleições e agregar forças para cenários futuros.

No cenário da COLIGAÇÃO, precisamos tomar como centro da tática a ELEIÇÃO DE VEREADORES DO PT. Não podemos mais ficar ausentes da representação parlamentar na capital - o maior colégio eleitoral do Maranhão - projetando novos atores políticos essenciais à construção partidária.

Além da ELEIÇÃO DE VEREADORES, a COLIGAÇÃO eleva o PT à condição de um dos principais interlocutores junto aos outros partidos da base do governo Lula. Ao contrário da candidatura própria, que leva ao isolamento, a aliança dá ao PT plenas condições de participar ativamente do processo eleitoral na condição de PROTAGONISTA na chapa majoritária.

O PT tem NOMES EXPRESSIVOS para compor uma CHAPA COMPETITIVA de VEREADORES e conquistar vagas na Câmara. São companheiros e companheiras oriundos dos movimentos populares, sindicatos, instituições públicas, Universidades e nos mais diversos campos de atuação.

Não podemos ficar isolados com uma candidatura própria que só atende a interesses individualistas. É fundamental, ainda, construirmos uma aliança que tire o PT da área de influência do PSDB.

O nosso partido não pode funcionar com sublegenda dos tucanos. Somos um dos principais atores políticos de São Luís e precisamos agir com responsabilidade coletiva, pensando no crescimento e fortalecimento da legenda.

Vamos dialogar com outras forças partidárias e construir um programa de governo para a cidade, pautado na transparência administrativa, na participação popular e na inclusão social.

Essa é a tarefa urgente do PT. Vamos juntos, CONSTRUINDO UMA NOVA SÃO LUÍS! PT PRA VALER, COLIGAÇÃO PRA VENCER.

Pré-Fórum de Extensão Popular: Espaço Paulo Freire

Estabelecer o dialogo entre os participantes da Educação Popular, procurando uma integração com o Movimento Estudantil e os projetos de Extensão Popular na UFMA, é o foco principal do Pré-Fórum de Extensão Popular: Espaço Paulo Freire. Esse debate consiste em organizar um espaço no Modelo Paulo Freire de Educação.

O evento irá acontecer no Auditório Ribamar Carvalho, área de vivência, UFMA, no dia 22/04, às 09h. maiores informações com: Thalita Martins (98) 9111 5092 e Khalil Feitosa (98) 8146 1553.

"Este compromisso com a humanização do homem, que implica uma responsabilidade histórica, não pode realizar-se através de palavratório, nem de nenhuma forma de fuga do mundo, da realidade concreta, onde se encontram os homens concretos. O compromisso, próprio da existência humana, só existe no engajamento com a realidade, de cujas 'águas' os homens verdadeiramente comprometidos ficam 'molhados', ensopados. Somente assim o compromisso é verdadeiro" Paulo Freire, Educação e Mudança, 1979.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

terça-feira, 8 de abril de 2008


...inerte na cadeira observo a garrafa e o copo ao alcance da mão. Fito o olhar para a rua e vejo a minha vida passar em lentos e delicados passos de mulher...

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Beatriz Bissio relata sua experiência na revista Caderno do Terceiro Mundo

No próximo dia 07, os profissionais da comunicação irão comemorar o Dia do Jornalista. É uma data a ser comemorada com muita reflexão, pois a mídia sempre participou ativamente de movimentos sociais, econômicos, políticos etc. Porém, atualmente uma das pautas mais discutidas diz respeito à ética no jornalismo, que parece ter ficado em alguns casos esquecida. Em tempos de escândalos políticos (muitas vezes plantados pela oposição) e assassinatos horríveis, estamos sempre observando matérias que deixam completamente à parte o verdadeiro sentido do fazer jornalismo responsável. Como exemplo da irresponsabilidade dos meios de comunicação, citamos a matéria do Diário de São Paulo, que estampou a seguinte matéria (vide imagem) sobre o assassinato da menina Isabella Nardoni. O jornalista Luiz Antonio Magalhães, em artigo para o site do Observatório da imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), afirmou que:


"Um cínico pode alegar que tudo que está na manchete do jornal é verdadeiro, o Diário não veiculou informação falsa nem acusou peremptoriamente o pai de Isabella de assassinato. Sim, e provavelmente esta capa passou pelo departamento jurídico do jornal para avaliar se ela poderia ser objeto de processo. A manchete certamente também cumpriu o objetivo de fazer o jornal vender mais. Os responsáveis pela publicação sabem, também, que esta manchete destruiu a reputação do pai de Isabella. Ainda que no final das investigações o assassino seja outra pessoa, como bem observou na terça-feira (2/4) o jornalista Clóvis Rossi na Folha de S.Paulo, o pai de Isabella já foi condenado pela imprensa. No caso do Diário de S.Paulo, foi condenado e exposto com requintes de crueldade".

Deixaremos bem claro que não achamos A ou B culpados, nem inocentes, apenas demos um exemplo bem recente da ação da mídia em relação a esses temas. Estamos apenas colocando aqui a pauta da ética jornalística, agora, caro leitores, cabe a quem se achar em condições de julgar (se assim achar que deve ser), averiguar (achando que esse é o caminho certo) ou apenas esperar o desenrolar dos fatos e possível conclusão do inquérito policial.

DIA DO JORNALISTA

Voltando às comemorações do Dia do Jornalista, acontecerá no dia 09/04, no Auditório do Centro de Convenções de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), às 19 horas, uma palestra com a jornalista Beatriz Bissio, que por muitos anos exerceu o cargo de editora da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Beatriz falará sobre as experiências adquiridas com a revista, relatando fatos sobre o cotidiano na redação do veículo. Atualmente ela é assessora de Relações Internacionais do Governo do Maranhão.


A REVISTA

A revista Caderno do Terceiro Mundo, criada em 1974, na Argentina, foi a realização profissional de um grupo de jornalistas que combatiam ferozmente os regimes ditatórias na América Latina. Entre os fundadores estavam Neiva Moreira, brasileiro exilado na terra do Tango, Pablo Piacentini, que era argentino e a jovem uruguaia (naturalizada brasileira) Beatriz Bissio.

O objetivo da revista era abordar as questões mais sensíveis aos povos que lutavam contra a colonização – na América Latina, na África do Sul ou na Ásia – para isso trabalhavam com a visão de jornalismo social. Nessa perspectiva, suas matérias puderam mostrar melhor as histórias, personagens e cenas que praticamente não eram expostas na mídia convencional. A revista conseguiu mostrar por outro ângulo as guerras civis de Angola e Moçambique, conflitos no Oriente Médio e a questão do apartheid na África do Sul. A publicação era feita para mostrar as mazelas do terceiro mundo, procurando sempre sensibilizar o mundo com as matérias que mostravam o casamento inseparável da miséria e da pobreza em alta escala. Por essas questões vale a pena conferir esse evento, já que atualmente esse tipo de jornalismo está quase extinto.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Lançamento da Caravana da Anistia acontece nesta sexta, no Rio

Acontece no próximo dia 04/04, no Rio de Janeiro, a Caravana da Anistia. O evento está sendo feito pelo Ministério da Justiça e pela União Nacional dos Estudantes (UNE), e visa reparar economicamente as vitimas de perseguições políticas. A cerimônia será no auditório Guanabaino, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a partir das 11h. O evento também servirá para comemorar o centenário da ABI.

De acordo com a diretora da UNE, Flávia Cale, a proposta surgiu após sessão realizada durante congresso da UNE em julho do ano passado. "Foram julgados os requerimentos de Aldo Arantes e Jean Marc van der Weld, ex-presidentes da entidade. Os estudantes disseram que o espaço tinha sido muito importante para a formação política e conhecimento da História".

Nesta sexta, serão julgados pelo menos 15 processos – a comissão ainda não definiu o número exato – de jornalistas e viúvas de jornalistas vítimas da repressão política. Participam do evento o ministro da Justiça, Tarso Genro, os presidentes da Comissão de Anistia, Paulo Abrão e da ABI, Maurício Azevedo e a presidente da UNE, Lúcia Stumpf.
Mais informações: www.une.org.br

MÃE DE TRIGÊMEOS AINDA DEPENDE DE DOAÇÕES

Por Zema Ribeiro (gentilmente cedido ao nosso espaço).

“ESCOLHE, POIS, A VIDA”
Comunidade faz um novo apelo: sem condições de amamentar, jovem necessita de leite.
Joana D’arc Cardoso dos Santos (23) deu a luz recentemente a três crianças, na Maternidade Marly Sarney. Agora são sete filhos. Moradora da Rua Santa Luzia, nº. 4, Aurora/Anil (por trás da casa de retiros Oásis), a jovem não possui condições de amamentar os recém-nascidos.
“O hospital só vai liberá-la para ir para casa, quando ela tiver pelo menos 100 latas de leite Nan tipo 1, já que ela não tem condições de amamentar as três crianças”, disse, por telefone, Erisvan Bastos, da comunidade do João de Deus, um dos que encabeçou uma campanha de arrecadação de alimentos e outras doações, às vésperas do parto.
Ainda por telefone, Erisvan fez outro apelo: “Ela tem que ir é para casa, pois não tem outro lugar. É preciso divulgar essa informação e essa necessidade, para que as pessoas se solidarizem e possam fazer as doações”.
Ele orienta que os interessados em doar “podem ligar para 3245-8190, na casa de Dona Tequinha, ou deixar aí na Cáritas mesmo”.
A Cáritas Brasileira Regional Maranhão fica na Rua do Alecrim, nº. 343, Centro. O telefone é (98) 3221-2216.

A ETERNA BRIGA DE BIRA DO PINDARÉ


Que Bira do Pindaré está em processo de campanha desde o fim do último pleito, já era sabido. Porém, eis que surge algo novo. Já tinha me chegado aos ouvidos que a ala do Partido dos Trabalhadores (PT), que está apoiando o “glorioso e simpático” candidato da “juventude” estava distribuindo um abaixo-assinado em favor da candidatura do mesmo. Pois bem, na última sexta-feira, por um descuido de um câmara da juventude do PT, a tão falada lista chegou às minhas mãos. Reparado o engano, a lista foi prontamente retirada da mesa.


Em conversas com pessoas que conheço dentro da outra corrente, fiquei sabendo que o Diretório Regional está recorrendo a tudo e todos para tentar sensibilizar o PT nacional a apoiar a candidatura própria do partido, e claro, com Bira do Pindaré para prefeito. Agora é esperar para ver o que ainda pode acontecer. As conversas estão acontecendo e o mais provável é que o PT caminhe para uma coligação, e com a possível indicação do Prof. Ed Wilson Araújo para vice-prefeito, haja vista que o candidato da “juventude” no auge de sua humildade afirmou que só participará desse pleito se for como candidato a prefeito. Agora é esperar para ver se ele será mesmo candidato